Sankalpa
Mentalização
Sankalpa significa “construção mental”, mas pode ser traduzido como “resolução interior”, “plano de ação”, “propósito”, “objetivo”, “mentalização”. É a repetição de uma frase curta quase telegráfica, mas repleta de significado, composto por afirmações curtas, positivas, objetivas e no momento presente, por exemplo: “não sou gordo”, é uma afirmação, é objetiva, é no momento presente, porém é negativa. O melhor seria escrever “estou emagrecendo”. Ou então “sou forte”, ao invés de, “eu não sou fraco”.
Um ciclo completo de sankalpa pode durar entre uma a duas semanas, com no mínimo dez a quinze sessões sucessivas. As palavras escolhidas usadas para a focalização do pensamento devem ser fáceis de memorizar, seis ou sete delas bastam para imprimi-las no pensamento, poucas, mas sempre as mesmas. Basta uma frase curta como: “aumento meu raciocínio”, ou “lembro tudo que preciso”. Não verbalize de forma alguma o sankalpa, inspire longa e silenciosamente e enquanto estiver expirando, repita mentalmente a sua frase. As palavras devem ser definitivas sem margem para dupla interpretação.
As frases devem estar sempre no presente; para nossa mente subconsciente, só existe o presente, ela não concebe o que não está aqui e agora, pois só vivência o momento. Usando construções como amanhã, mais tarde, depois ou a seguir, nunca se conseguirá o sankalpa. Pensar em objetivos impossíveis como “quero atravessar paredes” ou “quero voar” podem transformar facilmente o seu sankalpa em vikalpa (alucinação ou imaginação).
Para escolher corretamente o seu sankalpa recolha-se em um ambiente silencioso e mergulhe profundamente em auto-observação. Pense um pouco sobre si mesmo, como é a sua vida quais são as suas características mais marcantes, o que você não gosta na sua personalidade, quais são os seus erros mais freqüentes, quais as suas necessidades mais urgentes? Seja sincero consigo mesmo. O uttara sankalpa é consolidado quando você cultiva atitudes e comportamentos mentais antagônicos que se sobreponham de alguma forma aos antigos condicionamentos (vasaná). O sankalpa é um agente facilitador deve ser infiltrado nas estruturas profundas do subconsciente como se fosse um programa de computador ou um vírus benéfico que altera a programação anterior fortalecendo a estrutura mental, dando um novo sentido e propósito à nossa existência. Ajudando-nos a cumprir melhor o nosso swa dharma ou dharma pessoal.
Tanto a palavra proferida quanto a pensada fica gravada no akasha, e têm a capacidade de controlar profundamente a nossa vida presente e futura, cada palavra ociosa é registrada, do mesmo modo que a palavra proferida. O pensamento apropriado leva à ação apropriada, e disso emana ánanda a suprema felicidade.
Quem vivencia seu próprio dharma está feliz, pois percebe que está no caminho, está fazendo a coisa certa, gozando de alegria e paz interior. Sempre que sentimos um vazio ou quando sofremos, nos afastamos do dharma e passamos a viver o karma na sua forma mais grosseira.
Exemplos de sankalpa para você usar:
- "desperto minha kundaliní";
- "tenho ótima memória";
- "tenho confiança em mim";
- "sou saudável";
- "desenvolvo o meu potencial";
- “sou forte”;
- “sou perfeito”;
- “minha saúde é perfeita”;
- "me aceito plenamente”;
- “sou capaz de realizar tudo o que quiser”.
Todo o final de ano meus alunos me pedem algo para fazer nas férias uns suplicam por algo mais contemplativo, outros pedem um projeto verão. Nesse ano eu me lembrei que todo mundo faz uma resolução de final de ano, algo como ano que vem eu entro numa dieta para eliminar 5 quilos, serei uma pessoa melhor ou no próximo ano eu vou praticar mais Yoga! É óbvio que isso não é bem o objetivo do sankalpa ao menos a luz do Yoga.
Então numa adaptação livre estamos oferecendo uma prática de verão para você conquistar determinação, força de vontade e capacidade de auto-superação. Que aliado às frases que você escolher produzirá um efeito rápido e duradouro.
No corpo físico essa série desenvolve principalmente força abdominal, visto que essa região é responsável pela resistência e vitalidade.
"Nenhum discurso pode ser mais forte que a prática que ele evoca".
Andre De Rose
Olá Visitante! Se é novo aqui no site, talvez queira subscrever a nossa RSS feed (no topo da página) ou a newsletter (do lado esquerdo) para atualizações diárias.