Yoga do Riso

 

Yoga do Riso

 

 

Desde 1988 o professor André De Rose, que é considerado o embaixador do riso, faz práticas de Hasya Yoga ou Yoga do Riso com o nome de terapia dos felizes, em 1999 inicia um trabalho e em 2001 define um método.

O Espaço de Yoga Pequena Índia foi criado para oferecer a seus alunos e à comunidade, práticas de yoga que espelhem a tradição indiana de uma forma ética, bem humorada e agradável.

 

Dentro deste conceito o yoga da gargalhada se encaixa perfeitamente, por trazer toda a seriedade, disciplina e tradição do Yoga e ainda acrescentar doses exatas de bom humor e bem estar.

 

A idéia de desenvolver o Yoga da gargalhada em nossa instituição surgiu quando o fundador, André De Rose, assistiu ao documentário “O Clube da Gargalhada”, dirigido por Mira Nair, a respeito do trabalho do Dr Madam Kataria, um médico indiano que utiliza riso e Yoga em suas terapias.

 

A técnica utilizada pela Pequena Índia foi desenvolvida através da longa experiência do Prof. André De Rose, que sempre utilizou o humor como fator de ligação entre seus alunos e a prática de Yoga. Ele diz: "Eu queria uma prática que envolvesse o riso sem a aspiração de levar para o lado terapêutico, mas algo leve e simples que pudesse ser usado como válvula de escape por qualquer pessoa em qualquer momento".

 

O método acabou sendo aperfeiçoado e hoje se distanciou da proposta do Kataria, para ganhar uma forma mais integrada ao Yoga, produzindo exercícios que podem até mesmo levar o praticante ao conhecimento de si mesmo, e sem pretensão alcançar o objetivo do Yoga que é a libertação ou moksha.

 

Desde a antiguidade o Yoga conta com aspectos, inclusive éticos, pregando o bom humor e a integração. Vide o santosha (contentamento) é um desses conceitos; através da prática de Santosha a pessoa se torna mais receptiva, bem-humorada, mais feliz e conseqüentemente menos estressada, mais apta ao trabalho e às relações humanas.

 

As práticas de mantra (vocalizações) também desenvolvem bem estar e auto-estima, assim como as práticas de ásana que abrem a caixa torácica e preparam a musculatura, ou a descontração (yoganidrá) que reprograma nossas reações emocionais, e muitas outras técnicas.

 

Percebemos que era só uma questão de organização nas técnicas e aspectos éticos e teríamos um método recheado de otimismo.

 

Atualmente nos reunimos uma vez por mês, aos sábados, e chamamos carinhosamente este grupo de “Amigos da Gargalhada”. Começamos treinando a musculatura para que o praticante se sinta bem ao rir, desenvolvemos jogos de integração para facilitar a gargalhada sincera e finalmente utilizamos as técnicas de yoga citadas anteriormente para enriquecer o trabalho.

 

É por tudo isso que o Yoga da Gargalhada faz parte do trabalho da escola, não de uma forma terapêutica, mas de uma maneira descontraída, unindo o desenvolvimento e a consciência gerada pela prática de Yoga, e o riso, fator fundamental em nossa vida diária.

 

Confira os Vídeos do professor Andre De Rose No Jo Soares (Rede Globo), na revista Galileu, No Dois na Bola (Band) e no Fala Brasil (Record)